sexta-feira, 13 de maio de 2011

BANNER PRA QUE TE QUERO





Adriana Gryner e Marco Luna,
da Tem Quem Queira
Sabem aqueles banners que costumamos ver em eventos com ilustrações, textos ou com nomes de patrocinadores? Pois é, pra quem não sabe eles se transformam em bolsas, carteiras e sacolas super estilosas graças ao trabalho da Ong TemQuemQueira.

A ideia da transformação do material surgiu quando Marco Luna e Adriana Gryner se depararam com a quantidade absurda de banners e lonas de vinil que eram desperdiçados depois dos eventos realizados pela LG Ventura Eventos e Comunicação, empresa da qual Marco era diretor de criação e Adriana é diretora social: “A gente fazia verdadeiros castelos cenográficos e sobrava muito lixo, que acabava entupindo os bueiros. A química deste material e a tinta que solta deles é muito tóxica”.

Então Marco e Adriana resolveram desenhar alguns modelos de bolsas e pediram para uma associação de costureiras produzir as peças. A intenção era sugerir aos clientes da LG Ventura que eles investissem na reciclagem dos banners dos eventos de forma a transformá-los em brindes corporativos, além de, em paralelo, estarem ajudando à comunidade de artesãs.

O desejo da LG Ventura de ter um projeto social era antigo, por isso o grupo resolveu dar um passo adiante e procurou a primeira-dama do Estado, Adriana Ancelmo Cabral, que indicou o Degase - Departamento Geral de Ações Socioeducativas para ser parceiro do próximo projeto social da LG Ventura, pois gostaria que os meninos infratores internos nas instituições do Degase tivessem uma ocupação. Só que para a confecção dos produtos era necessário ter uma estrutura mais formal de trabalho e, por isso, não haveria como empregar menores de idade.

Foi então que o próprio Degase indicou a Fundação Santa Cabrini, que faz capacitação de presidiários para vários tipos de ofícios, incluindo, dentre outras atividades, corte e costura. Os presos recebem um salário mensal, que fica sob a supervisão da fundação até a data de sua libertação e para cada três dias trabalhados o detento ganha um dia de liberdade.

O Presídio Vieira Ferreira Neto, que abriga com detentos que já estão para serem libertos ou de baixa periculosidade, foi a instituição indicada pela fundação. “Nós pensamos, primeiro, em um presídio feminino, mas estamos há três anos no Vieira Ferreira Neto e nunca tivemos um problema, mesmo trabalhando com material perfurante como tesoura e estilete”, diz Marco Luna.
  
Em 2008 a Ong Tem quem Queira já tinha sido criada, tendo à frente Adriana Meyer (diretora-executiva da LG Ventura) e Marco Luna (ex-Diretor de Criação da LG Ventura, hoje dedicando-se somente à ong). Empregava uma mão-de-obra formada por seis funcionários, todos presidiários. Depois de conquistar a liberdade, um deles, inclusive, inspirou-se no trabalho da Tem quem Queira e, com o dinheiro recebido durante o período em que prestou serviços para a organização, comprou uma máquina de costura e passou a fazer bolsas de lona. “Hoje ele vive disso”, diz Marco, satisfeito.

Mas nem todos os presos conseguiram trilhar o mesmo caminho, muitos sentiram dificuldades aqui fora e não conseguiram emprego. Enquanto Marco Luna e Adriana Meyer pensavam em uma forma de ajudar estes homens através da ong, surgiu uma empresa que se mostrou fã do trabalho da instituição e propôs colaborar no que fosse preciso.

Graças a este apoio, a Tem quem Queira conseguiu abrir uma oficina extra-muros, onde passa a empregar mais seis funcionários, compostos por ex-detentos e também algumas mulheres que ainda cumprem pena, só que em regime semi-aberto - de dia elas trabalham na oficina e à noite dormem no presídio.

Atualmente são vendidas de 600 a 1.000 peças por mês, onde parte da produção é fornecida como brinde para os clientes da empresa que patrocina este projeto da Tem quem Queira. A outra parte é direcionada para pedidos corporativos (pastas para congressos, porta-notebooks, bolsas, etc), cuja renda obtida é revertida para o sustento da organização.

O design dos produtos é feito por Marco, Adriana e a equipe de designers da LG Ventura, que recentemente firmaram uma parceria com a estilista Isabela Capeto para criar uma bolsa de lona vinílica reciclada.

A DeResponsa é fã do trabalho da Tem quem Queira, que além de muito bonito é feito com profissionalismo. Exatamente por isso merece ser mais conhecido e esta é a nossa pequena colaboração neste sentido. ;o)



Share This
Subscribe Here

0 comentários:

Postar um comentário

 

De Responsa Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa. Customization and Contempt by Gemini Marketing Digital